Planejamento estratégico: não comece nenhuma ação de Marketing Digital sem ele

O trabalho de coordenar as redes sociais exige antes de tudo planejamento. A escolha de fotos, vídeos e hashtags deve ser feita com base em um estudo sobre o comportamento de seu público, concorrência e, claro, o mercado no qual está inserido. É importante também definir as metas e objetivos a serem alcançados com o perfil. É muito comum ficarmos, entretanto, ansiosos e não esperar muito para começar a realizar as postagens, não é mesmo?

No entanto, é importante dizer que as ações nas redes sociais sem uma preparação podem não surtir o efeito esperado. Aliás, se você não definir as metas e objetivos, como saber se as suas redes sociais estão evoluindo? É o mesmo que pegar um carro, engatar a primeira marcha e sair dirigindo por aí sem um destino final. E mais, vai gastar gasolina e tempo à toa.

Ok, mas como definir os objetivos? Depende da fase do seu negócio no ambiente digital. Você está começando um perfil do zero ou quer melhorar a performance de suas redes que já existem? Se você estiver iniciando os trabalhos, é claro que conquistar seguidores deve ser o primeiro objetivo. Até porque é ruim vender um produto ou serviço cujo perfil atrai pouquíssimos seguidores. Entretanto, a tarefa de aumentar o número de fãs também deve ser executada de forma paciente e sem atropelos. Nada de sair comprando seguidores ou assinar plataformas que prometem ganhos exponenciais de admiradores. #ficaadica

Agora, se o seu desejo é otimizar os perfis que já existem é preciso realizar um diagnóstico para entender o que você já conquistou e traçar novas estratégias. Esse histórico não deve ser desprezado, pois ele é recheado de informações sobre o comportamento de seu público e vão embasar a nova etapa dos trabalhos.

A importância das Personas

Lembra que no segundo parágrafo escrevi que o planejamento é crucial para o bom andamento dos trabalhos? Entender as personas é uma das partes mais importantes dessa etapa. É nesse momento que você vai compreender para quem o seu perfil vai falar. Portanto, personas são personagens semi-fictícios que são criados para representar os vários clientes de seu negócio.
Vamos voltar à metáfora do carro trafegando sem destino? As personas são o destino final de suas ações nas redes sociais ou em qualquer outro trabalho que envolve Marketing Digital. Se você não tem personas bem definidas significa que o seu perfil está falando para todo mundo. E, convenhamos, o seu produto ou serviço não é feito para todo mundo. O mais interessante do marketing digital é que ele oferece a possibilidade de alcançar as pessoas que, de fato, estão precisando de sua ajuda, ou melhor, do seu produto.